logo metro

Todas as notícias do nordeste você encontra aqui!

Novo aciona TCU por uso do Planalto em organização do Carnaval com Janja

Parlamentares sustentam que servidores públicos estariam sendo mobilizados para organizar o carro “Amigos do Lula”, da escola de samba Acadêmicos de Niterói

Publiciado em 14/02/2026 as 06:58

As bancadas do partido Novo na Câmara e no Senado protocolaram representação no TCU (Tribunal de Contas da União) pedindo a apuração de suposto desvio de finalidade e uso indevido da estrutura da Presidência da República na organização de um carro alegórico que terá a participação da primeira-dama Janja da Silva no Carnaval do Rio de Janeiro de 2026.

O documento, encaminhado ao presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, sustenta que servidores públicos estariam sendo mobilizados para organizar o carro “Amigos do Lula”, da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que desfilará no grupo Especial homenageando o presidente.

De acordo com a peça, o cerimonial da primeira-dama, composto por funcionários da Presidência, teria convidado empresários, banqueiros, políticos e artistas para integrar o carro alegórico.

Também teriam sido solicitadas as medidas dos convidados para a confecção de fantasias, além da organização e controle dos convites pela estrutura do Palácio do Planalto.

Os parlamentares afirmam que a escola de samba teria recebido cerca de R$ 1 milhão em recursos públicos para a realização do desfile. Para eles, a eventual utilização de recursos humanos e materiais da União para viabilizar a participação da primeira-dama configuraria desvio de finalidade e ausência de interesse público.

A representação alega ainda violação de norma da AGU (Advocacia-Geral da União), que estabelece que a atuação do cônjuge do presidente deve observar os princípios previstos na Constituição e que o apoio estatal deve estar restrito ao interesse público e possuir fundamento jurídico.

No pedido de medida cautelar, os autores solicitam que o TCU determine, de forma imediata, que servidores lotados na Presidência da República ou em qualquer órgão da administração pública federal cessem atividades logísticas, de articulação institucional e de apoio material relacionadas ao carro alegórico.

Ao final, os parlamentares requerem o reconhecimento de eventual irregularidade e a responsabilização de gestores e autoridades envolvidos, com aplicação de sanções.

A representação é assinada pelos deputados Adriana Ventura, Marcel van Hattem, Luiz Lima, Gilson Marques e Ricardo Salles, além do senador Eduardo Girão.

Até o momento, não houve manifestação oficial da Presidência da República sobre o teor da representação.

Fonte: CNNBrasil

Compartilhe:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore